Você sabe qual a diferença entre o Coordenador
Pedagógico e o Orientador Educacional?
Na Escola cada profissional tem uma
função e uma obrigação para garantir a estrutura da rede e a aprendizagem de
todos os alunos. Entre esses profissionais estão o Coordenador Pedagógico e o
Orientador Educacional. Muitos que estão fora da escola não sabem exatamente
qual a diferença entre esses dois profissionais no seu campo de atuação. Então
vamos esclarecer:
-O Coordenador Pedagógico é o Pedagogo que tem a função de auxiliar os
professores a elaborar e diversificar as aulas. Ele procura alternativas para
trabalhar os conteúdos de forma mais dinâmica, efetiva com o objetivo melhorar e facilitar o
processo de ensino-aprendizagem.
-O Orientador Educacional é o
Pedagogo que atende as necessidades dos alunos, orientando-os em seus estudos
para que ele possa tirar melhor proveito dos conteúdos transmitidos pelo
professor. Atua também intermediando os conflitos escolares e ajudando os
professores com os alunos que tenham dificuldade de aprendizagem.
São atribuições do Coordenador Pedagógico nas
unidades escolares:
-Coordenar,
juntamente com a direção, a elaboração e responsabilizar-se pela divulgação
Organizar
e apoiar principalmente as ações pedagógicas, propiciando sua efetividade;
-Estabelecer
uma parceria com a direção da escola, que favoreça a criação de vínculos de
respeito e de trocas no trabalho educativo;
-Acompanhar
e avaliar o processo de ensino e de aprendizagem e contribuir positivamente
para a busca de soluções para os problemas de aprendizagens identificados;
-Coordenar
o planejamento e a execução das ações pedagógicas na escola;
-Atuar
de maneira integrada e integradora junto à direção e à equipe pedagógica da
escola para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem;
-Coordenar
e acompanhar os horários da Hora Pedagógica (HP), promovendo oportunidades de
discussão e proposição de inovações pedagógicas, assim como a produção de
materiais didático-pedagógicos na escola, na perspectiva de uma efetiva
formação continuada;
-Avaliar
as práticas planejadas, discutindo com os envolvidos e sugerindo inovações;
-Acompanhar
o desempenho acadêmico dos alunos, através de registros por bimestre,
orientando os docentes para a criação de propostas diferenciadas e direcionadas
aos -que tiveram desempenho insuficiente;
-Estabelecer
metas a serem atingidas em função das demandas explicitadas no trabalho dos
professores;
-Promover
um clima escolar favorável à aprendizagem e ao ensino, a partir do entrosamento
entre os membros da comunidade escolar e da qualidade das relações
interpessoais.
São atribuições do Orientador Educacional dentro
da escola:
-Participar
na organização e execução da proposta pedagógica da escola;
-Realizar
sondagem diagnóstica dos alunos e da turma, para verificar o nível de
aproveitamento, registrando o perfil de cada turma e propondo intervenções;
-Diagnosticar
as situações de baixo rendimento dos alunos, fazer levantamento de frequência,
participação; caso necessário, elaborar proposta de intervenção;
-Cooperar
com o professor, estando sempre em contato com ele, auxiliando na tarefa de
compreender o comportamento das turmas e dos alunos em particular;
-Esclarecer
a família quanto às finalidades e funcionamento da escola;
-Desenvolver
trabalho de integração família-escola, sensibilizando os pais a participarem,
de maneira mais eficiente e produtiva, da vida escolar de seus filhos;
-Trabalhar
preventivamente em relação a situações e dificuldades encontradas, promovendo
condições que favoreçam o desenvolvimento do educando;
-Articular
programações com outras instituições (igrejas, associações, dentre outras) para
aproximar a escola da comunidade;
Referência
Bibliográfica:
http://emmacteresina.webnode.com.br/news/o-papel-do-coordenador-pedagogico-e-orientador-educacional/.Acesso em 18/10/2017
http://cursospelainternet.com.br/curso-de-coordenacao-pedagogica/.
Acesso em 19/10/2017
Curso: Pedagogia
Polo: Nova Iguaçu
Aluna: Lúcia Alves Guirra Ribeiro
Matrícula: 15212080149