Quem Somos!

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A diferença entre o Coordenador Pedagógico e o Orientador Educacional

Você sabe qual a diferença entre o Coordenador Pedagógico e o Orientador Educacional?

            Na Escola cada profissional tem uma função e uma obrigação para garantir a estrutura da rede e a aprendizagem de todos os alunos. Entre esses profissionais estão o Coordenador Pedagógico e o Orientador Educacional. Muitos que estão fora da escola não sabem exatamente qual a diferença entre esses dois profissionais no seu campo de atuação. Então vamos esclarecer:
-O Coordenador Pedagógico é o Pedagogo que tem a função de auxiliar os professores a elaborar e diversificar as aulas. Ele procura alternativas para trabalhar os conteúdos de forma mais dinâmica, efetiva  com o objetivo melhorar e facilitar o processo de ensino-aprendizagem.
-O Orientador Educacional  é o Pedagogo que atende as necessidades dos alunos, orientando-os em seus estudos para que ele possa tirar melhor proveito dos conteúdos transmitidos pelo professor. Atua também intermediando os conflitos escolares e ajudando os professores com os alunos que tenham dificuldade de aprendizagem.

São atribuições do Coordenador Pedagógico nas unidades escolares:
-Coordenar, juntamente com a direção, a elaboração e responsabilizar-se pela divulgação
Organizar e apoiar principalmente as ações pedagógicas, propiciando sua efetividade;
-Estabelecer uma parceria com a direção da escola, que favoreça a criação de vínculos de respeito e de trocas no trabalho educativo;
-Acompanhar e avaliar o processo de ensino e de aprendizagem e contribuir positivamente para a busca de soluções para os problemas de aprendizagens identificados;
-Coordenar o planejamento e a execução das ações pedagógicas na escola;
-Atuar de maneira integrada e integradora junto à direção e à equipe pedagógica da escola para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem;
-Coordenar e acompanhar os horários da Hora Pedagógica (HP), promovendo oportunidades de discussão e proposição de inovações pedagógicas, assim como a produção de materiais didático-pedagógicos na escola, na perspectiva de uma efetiva formação continuada;
-Avaliar as práticas planejadas, discutindo com os envolvidos e sugerindo inovações;
-Acompanhar o desempenho acadêmico dos alunos, através de registros por bimestre, orientando os docentes para a criação de propostas diferenciadas e direcionadas aos -que tiveram desempenho insuficiente;
-Estabelecer metas a serem atingidas em função das demandas explicitadas no trabalho dos professores;
-Promover um clima escolar favorável à aprendizagem e ao ensino, a partir do entrosamento entre os membros da comunidade escolar e da qualidade das relações interpessoais.
São atribuições do Orientador Educacional dentro da escola:
-Participar na organização e execução da proposta pedagógica da escola;
-Realizar sondagem diagnóstica dos alunos e da turma, para verificar o nível de aproveitamento, registrando o perfil de cada turma e propondo intervenções;
-Diagnosticar as situações de baixo rendimento dos alunos, fazer levantamento de frequência, participação; caso necessário, elaborar proposta de intervenção;
-Cooperar com o professor, estando sempre em contato com ele, auxiliando na tarefa de compreender o comportamento das turmas e dos alunos em particular;
-Esclarecer a família quanto às finalidades e funcionamento da escola;
-Desenvolver trabalho de integração família-escola, sensibilizando os pais a participarem, de maneira mais eficiente e produtiva, da vida escolar de seus filhos;
-Trabalhar preventivamente em relação a situações e dificuldades encontradas, promovendo condições que favoreçam o desenvolvimento do educando;
-Articular programações com outras instituições (igrejas, associações, dentre outras) para aproximar a escola da comunidade;

Referência Bibliográfica:

Curso: Pedagogia
Polo: Nova Iguaçu
Aluna: Lúcia Alves Guirra Ribeiro
Matrícula: 15212080149